sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Religiões do Oriente - China, Japão e Índia

Religiões do Oriente - China, Japão e Índia


Confucionismo


Confucionismo, ao contrário do que se acredita, não é propriamente uma religião, mas uma doutrina baseada no sistema filosófico do chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu), durante o século VI a.C.
Nesse período foi estabelecido um elaborado sistema de moral, social, político, religioso e de ensino, baseado nas antigas tradições chinesas e, ao mesmo tempo, inovadores em termos de racionalismo.

Principais Atributos do Confucionismo

Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.

Curiosidades

  • No Confucionismo, “ritual” significa todo comportamento cerimonial realizado no dia a dia.
  • O Confucionismo influenciou na formação cultural de outros países além da China, como o Japão e a Coreia.
  • O Confucionismo não possui igrejas ou uma ordem clerical.

Taoismo


Taoismo é uma filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela.
Dessa forma acredita que, quando tomamos a natureza como referência em nossas vidas, atingimos o equilíbrio, ou o “Tao”.
Alguns Princípios do Taoismo são comuns a outras religiões: humildade, generosidade, não violência, simplicidade. Outros são atributos das crenças da religião xamanista chinesa (teoria dos cinco elementos, a alquimia e o culto aos ancestrais) bem como das ideias e práticas culturais do budismo.
Vale lembrar que o Taoismo já foi a religião oficial chinesa, mas também foi reprimido duramente na formação da República Popular da China no século XX.

Xintoísmo


xintoísmo é a religião nacional do Japão, com mais de 120 milhões de adeptos em todo país.
Shinto é uma palavra de origem chinesa (Shin+Tao) e significa “Caminho dos Deuses”.

História

O xintoísmo é uma prática religiosa milenar que possui raízes nas tradições pré-históricas japonesas e no sistema tribal baseado em clãs de período joomon (8 mil a.C.), Dele, herdou espiritualidade, bem como os relatos mitológicos da criação dos deuses e do mundo.
Nesta crença de caráter animista e politeísta, todas as coisas que compõem o Universo são divinas e estão intimamente interligadas.

Budismo


Budismo é uma doutrina religiosa, filosófica e espiritual e tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma a prender-nos aos sofrimentos do mundo material.

Características

O budismo representa uma atitude perante o mundo, uma técnica de comportamento. Seus seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório, o que resulta numa espécie de auto suficiência espiritual.
No universo budista, o qual não possui início ou fim, o Nirvana seria o estágio ideal, mas esse não pode ser ensinado, apenas percebido.
Carma é assunto de destaque no Budismo. Segundo esta ideia, as boas e más ações (surgidas da intenção mental) trarão consequências nas próximas reencarnações, para as quais não há salvação divina.
Portanto, o Renascimento, processo em que passamos por vidas sucessivas, é justamente o ciclo que se busca romper ao ascender às moradas mais puras.

Hinduísmo


Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo (cerca de 1 bilhão de fiéis) e provavelmente a mais complexa.
Ela engloba quase todas as tradições religiosas daquela região (com exceção do budismo e jainismo).
A palavra hinduísmo é de origem persa para denominar o rio Indo (Hindu) e faz referência a todos os povos que viviam no subcontinente indiano.
No Hinduísmo, não há um fundador, como em outras religiões. O próprio caminho para a salvação pode variar.




... e para divertir um pouco clique no link:


prof. Alfredo Kienen





Nenhum comentário:

Postar um comentário